FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

As loucas "Anti"

© STAR (colisão gerando hélio-4 e anti-hélio)

Gente!!! Vocês querem coisa mais louca do que a antimatéria? A antimatéria seria alguma coisa como um anti eu, imagina alguém igualzinha a mim só que negativa, que loucura! Num átomo existem os elétrons e os prótons, mas a antimatéria seria, no caso do elétron (carga negativa) os mundialmente conhecidos pósitrons e no caso dos prótons (carga positiva) os antiprótons. O pai dessas belezinhas, Paul Dirac, propôs a existência delas em 1928, mas só foi confirmada em experiências, em 1955, com os aceleradores de partículas, confirmando também a nossa famosa equação de Einstein E=mc2, ou seja, se você fosse arremessado à aproximadamente 300 000 km em um segundo (velocidade da luz), viraria uma energia, quem sabe ficaria brilhando no céu!
De onde elas surgiram? Não se sabe, só temos que agradecer por elas serem a minoria no nosso Universo, pois elas se aniquilam e iriam explodir tudo, inclusive a gente (conteúdo adaptado http://super.abril.com.br/superarquivo/2001/conteudo_119751.shtml).
Mas toda essa conversa foi para contar uma notícia recente na Revista de Física (http://revistafisica.blogspot.com/2011_04_01_archive.html), no artigo do professor Angelo conta que foi descoberto a antipartícula mais pesada até hoje produzida e medida em laboratório, e o mais interessante é que teve participação de um brasileiro. As pesquisas são fundamentais para os conhecimentos e avanços da Física Nuclear, da Cosmologia e da Astrofísica, coisas que estão além da nossa imaginação, mas para dar asas a sua imaginação acesse o site e obtenha mais detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!