FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Espaço-Tempo e Relatividade onde tudo é relativo relativamente


Hoje, quando fui dar aula pro terceiro ano resolvi passar um filme que já havia assistido um milhão de vezes e tinha no meu computador: Dejavu. Pra quem não sabe, Dejavu quer dizer misteriosa sensação de estar diante de algo que já foi vivido (http://port.pravda.ru/science/15-01-2007/14943-dejavu-0/). Esse filme é fantástico, mas pra que não tem um conhecimento de física ele se complica um pouco, alguns alunos já tinham assistido, mas não tinham entendido, então fui orientando eles no decorrer do filme e o resultado foi que eles gostaram muito. È muito bom entendermos as coisas e só adquirimos conhecimento com curiosidade.Pra começarmos a entender um novo mundo temos que começar por conceitos básicos fundamentais na relação Universos.
Depois de termos falado do nosso amigo tempo, vamos falar da matéria Então se você ocupa lugar no espaço é uma matéria, pelo menos é o conceito que entendemos e aprendemos na escola, aprendemos também que podemos empurrar ou puxar a matéria, ou seja, aplicar uma força e que ela é composta por zilhões (?????) de átomos, aprendemos também que o átomo é formado pelos prótons, que apesar de serem pesadas possuem carga positiva, os nêutrons que não possuem carga, mas são pesados também e os dois estão situados no centro do núcleo, mas ao redor dele estão orbitando os elétrons, que possuem carga negativa mas são partículas leves. Essas partículas definem muitas coisas e um exemplo disso é que o número de prótons determina o lugar do elemento na tabela periódica e também sua função no universo, mas não vou me estender muito se não vai demorar pra eu chegar onde quero, mas seria legal você pesquisar mais a respeito dos átomos, radiação nuclear e muito mais, já que esse assunto é bem abrangente. Depois disso tem o movimento que nós já conhecemos bem. Eu me movimento, você se movimenta, nós nos movimentamos.
A massa é definida pela quantidade de prótons, elétrons e nêutrons que um corpo possui, ou seja, a quantidade de partículas subatômicas de um objeto, por exemplo, estou comendo brigadeiro neste momento, o que vai acontecer? A minha massa vai aumentar não o meu peso, eu só pesaria menos se eu fosse pra Lua, pois lá a gravidade é menor. Assim, a minha massa será a mesma em qualquer lugar do Universo ( Que pena, vou continuar gorda) mas o meu peso vai ser diferente, pois depende da gravidade (Não vou ser mais magra na Lua) então: P=m.g , peso é igual a massa multiplicada pela gravidade.
Mas como não podia deixar de ser, na física, as coisas sempre são mais complexas, então existe uma massa que é chamada de massa relativística e vou tentar explicar: se estiver se movendo a sua massa não vai mudar, mas alguém que estiver te observando se movimentar vai ver aumento de massa, é a energia, aliás hoje não utilizamos mais o conceito de massa, mas sim energia, ou seja, para um físico eu não sou gorda, tenho energia (Olha que romântico).
Energia é a medida da capacidade de um corpo de realizar trabalho, em outras palavras, é a força que fazemos pra empurrar ou puxar alguma coisa e foi determinado que a energia nunca pudesse ser criada e nem destruída, mas ela pode ser modificada. E logo em seguida vem à luz, que é um assunto mais extenso, então vou tentando esclarecer conforme os assuntos vão surgindo. Depois de tudo isso, precisamos entender um conceito que a física quântica adora!
ESPAÇO TEMPO e Einstein estabeleceu que ele é curvo, existe uma curvatura no espaço-tempo. Ele estabeleceu referenciais, afinal tudo é relativo, e se tudo é relativo, é relativo à que? Se sua amiga está dentro do ônibus e acena pra você, ela te vê parado em relação a ela que se movimenta, mas em relação a Terra você não está parado e nem você e nem sua amiga, vocês só estarão com velocidades diferentes, aqui na Terra você pode ficar parado em relação a alguma coisa, no caso a sua amiga que se movimenta com o ônibus, mas no Universo isso não existe, pois nada está parado em relação a nada, Deu pra entender? No Universo tudo se movimenta você não conseguiria ficar parado num ponto de ônibus, ficaria, no máximo flutuando, como já deve ter visto em imagens de astronautas nos filmes. Então na relatividade especial a base dela é a relatividade, que tentaremos entender melhor no próximo artigo...UFA!!!
Ainda tem muita coisa pra entendermos, mas vamos com muita calma, pois assim temos tempo de entendermos alguns conceitos que é muito difícil para digerir, e uma dela é a física quântica. Tão assustadora quanto fantástica!


!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!