FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Física não é um bicho de sete cabeças


O físico se torna físico por amor, deve ser alguma alteração genética, pelo menos no meu caso, é difícil para nós, físicos, entendermos que existe alguém que não se interessa por física, mesmo porque estamos rodeadas dela.
Os alunos me questionam e eu não consigo nem responder, afinal vejo a física em TUDO. Aprendemos física porque precisamos adquirir conhecimento, é importante sabermos cada vez mais e é isso.
Pretendo, daqui por diante informar a física, o que é a física e como é a física, mas de uma forma popular, com uma linguagem popular, afinal estamos numa era onde podemos falar do jeito que quisermos que tudo é considerado certo, pelo menos quase tudo, ainda bem que os erros ortográficos o Word corrige.Um site que me chamou muita atenção foi de um professor doutor da UNESP que também está preocupado com a divulgação científica e gostei de sua idéia de popularização da física, mas os “meros mortais”, uso esse termo porque era assim que eu via os físicos doutores no início da minha faculdade, não tem muito acesso a essas informações, então pretendo divulgar um pouco do conteúdo do site e fazer com que os que não pretender fazer física e nem nenhuma matéria da área de exatas se interesse pelos conteúdos. Mas aí você pode estar pensando, mas por que eu me interessaria? Simplesmente porque é muito gostoso quando a gente entende das coisas, é muito bom aprendermos. O nosso corpo funciona assim, quanto mais comemos, mais queremos comer não é? Quanto mais dormirmos, mais queremos dormir, então quanto mais sabemos, mais queremos saber, com a diferença de que não tem contra indicação, pois não é bom nem dormir demais e nem comer demais, mas conhecermos demais é muito bom. Experimente, tenho certeza que você vai gostar e não precisa ser só no ramo da física, comece por aqui, mas depois você vai querer cada vez mais, é como um vício, mas um bom vício. Vamos começar pelo site e um pouquinho do conteúdo...
Quem Somos?

O portal brasileiro de Física Teórica (www.ft.org.br) foi criado em 26 de Agosto de 2000. O projeto foi idealizado por mim, enquanto ainda cursava graduação em Física na USP. A motivação para a criação de um portal de Física Teórica fundamentou-se, sobretudo, em dois principais pilares. Primeiro, ao perceber o riquíssimo acervo de Física, desordenado e espalhado em diversos sites do mundo, resolvi reunir aqueles - dos quais tenho conhecimento - que considero extremamente relevantes em um único lugar de fácil acesso e agradável navegabilidade.
A segunda motivação reside em minha indignação frente à carência curricular dos cursos de Física no Brasil. Particularmente, vejo que estes não preparam adequadamente um aspirante a Físico Teórico. Enquanto que em institutos de renome, como no Massachusetts Institute of Technology, os alunos saem da graduação com noções de relatividade (especial e geral), teoria quântica de campos, supercordas, buracos negros, teoria de grupos, tensores, entre outros; no Brasil, muitos estudantes saem da graduação sem sequer saber o que é uma métrica.
Assim, resolvi criar o portal de ensino de Física a distância(www.ft.org.br/ead), preparando cursos de qualidade nas áreas que considero importantes para a formação de um físico teórico, procurando usar uma linguagem acessível tanto a especialistas quanto a não especialistas. Dessa forma, espero, com esta humilde contribuição, que possamos fazer deste país uma grande nação! Vamos fazê-la!!!
Matheus Lobo
Coordenador do Projeto
Graduação e Mestrado: USP
Doutorado: IFT-UNESP


Então, você não tem idéia do que seja um físico teórico? Então vou explicar, físico teórico é o que eu gostaria de ser. Ele só faz contas, lança as teorias e os outros físicos, que são os experimentais, que se virem pra saber se dá certo ou não. É claro que isso é uma brincadeira, mas é mais ou menos isso, o físico teórico tem uma grande idéia, como o Einstein, por exemplo, ele era físico teórico, ele colocava no papel, aí vai entrar o papel da matemática. Eu penso em um número e digo pra você que meu número pensado mais 15 vai ser 20, ou seja, X + 15 = 20. Aí, por adivinhação, você me diz que o resultado é 5, claro que não, você fez uma conta e pra me provar que o seu resultado está certo você terá que me mostrar a conta, não basta que me diga. Assim funciona a matemática, tudo é provado. O físico teórico também, não basta ele me dizer que a Terra é redonda, vai ter que provar matematicamente e depois experimentalmente, ou vice versa, mas no caso do físico teórico ele prova primeiro matematicamente. Antigamente eu pensava que físico teórico escrevia textos sobre física, acredita?
No caso da Terra ser redonda, essa história de muito “pano pra manga”, como diz minha avó, pro Galileu, coitado, mas essa história fica pra próxima vez, pois aí vai entrar a “Queda dos Corpos” (jogue uma bola do alto de um prédio, é a queda de um corpo). A imagem de físico ainda é aquela imagem do cientista louco, mas hoje em dia, assim como a física evoluiu, os físicos também, confira!!!!
Galileu ( o estereótipo do físico de antigamente)
(João Magueijo - o físico de hoje, um motivo para as meninas se tornarem físicas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!