FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sábado, 3 de setembro de 2011

Internet tão rápida quanto o pensamento



Dois cientistas da universidade de Manchester, que inclusive ganharam o prêmio Nobel de física em 2010 (Nobel= Oscar da física) pelas pesquisas com grafeno. O grafeno é composto pelo grafite, àquele que você coloca na lapiseira, e também outros compostos de carbono. O grafeno é uma substância muito abundante e resistente. Eles acreditam que processadores feito com grafenos podem chegar a uma freqüência de 1 THz.Leia o texto completo... http://revistafisica.blogspot.com/
Vamos calcular: 1 megahertz é equivalente a 106 = 1.000.000 hertz por segundo, ou seja ele processa um milhão de dados por segundo, no caso do Gigahertz 109= 1.000.000.000 é um trilhão de vezes por segundo, agora imagina 1 Thz? 1012= 1.000.000.000.000 de vezes por segundo. Imaginaram?
Eles ainda estão pesquisando, e muito, mas acreditam que logo estaremos utilizando computadores mais rápidos, só espero que o nosso Speedy acompanhe essa evolução!
Ah! Já ia me esquecendo, não podia terminar essa reportagem sem divulgar os nomes dos cientistas Andre Geim e Konstantin Novoselov. Parabéns meninos!

Agora só falta um brasileiro. Em 24 de maio de 1947, um brasileiro, Cesar Lattes, quase ganhou o Nobel de física. Quando todos acreditavam que o átomo era constituído de prótons, elétrons e nêutrons a Revista Nature, muito conceituada no ramo, anunciou que existiam mais coisas, mais partículas, que eram subatômicas, dentro2, o nosso famoso Méson Pi (Não conhece?) e ele foi um dos colaboradores, com apenas 22 aninhos (eu estava prestando faculdade na época). Infelizmente o Prêmio não veio e o nosso honorável cientista já faleceu, aos 80 anos. Mas valeu, hoje o mundo da ciência sabe da sua importante contribuição, aliás, estamos no mundo pra plantarmos uma sementinha e com certeza ele conseguiu. http://super.abril.com.br/ciencia/premio-nobel-foi-quase-445613.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!