FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 4 de setembro de 2011

Metafísica (meta=além de, depois de / física=físico, matéria, natureza)


É o título de uma das principais obras de Aristóteles e o primeiro com esse título. Foi discípulo de Platão, também filósofo. Era grego, da antiga cidade de Estágira, viveu entre 384 aC e 322 aC (seria legal pesquisar o mapa antigo da Grécia e perguntar mais a respeito dos filósofos, é super interessante e cultura nunca é demais)
Aristóteles foi um dos maiores filósofos de todos os tempos, até hoje considerado assim, ele valorizava a inteligência e acreditava ser a única forma de chegar à verdade, valorizava a educação e a considerava uma forma de crescimento intelectual e humano "A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces". Aristóteles (D.L. 5, 18).
Definiu a metafísica em quatro formas, onde a primeira é a “causa Formal, ou seja, um objeto se caracteriza pela sua forma, sua essência, tem também a “Causa Material” que é a matéria com que o objeto é feito. “Causa Eficiente” seria a origem das coisas, de onde elas foram originadas e “Causa Final” que é a razão de algo existir, nesta obra estudou o ser enquanto ser, enquanto essência.
Não é porque está além da física que tem a ver com a física, na realidade tem mais a ver com a filosofia do que com a física, mas no fundo tem a ver com as questões que a física também procura, pois a metafísica levanta principais questões: o que é real? O que é liberdade? O que é sobrenatural? O que fazemos do nosso planeta? Existe uma causa primária de todas as coisas? http://www.suapesquisa.com/o_que_e/metafisica.htm . A diferença é que a física se baseia em dados científicos, uma coisa pra ser ciência tem que ser baseada na matemática, todos nós podemos lançar uma teoria, mas para se tornar científica temos que provar matematicamente, no mínimo e experimentalmente.
Mas como uma coisa puxa a outra, vamos falar sobre as pseudociências. O livro do meu primeiro ano de faculdade foi Física Conceitual de Paul G. Hewitt, que ganhei de presente do meu pai, ele fala sobre pseudociência e gosto muito do jeito como expôs sua opinião a respeito, sendo assim vou fazer um resumo com as minhas próprias palavras.
Uma das pseudociências mais conhecida é a astrologia, muita gente vai discordar, mas eu partilho dessa opinião e vou explicar por que. No caso da astrologia, quando eles usam a astronomia e computadores para calcular os movimentos dos corpos celestes estão agindo como cientistas, mas quando colocam esses cálculos para forjar previsões estão fazendo pseudociência. Quando vamos a uma cartomante, ela faz inúmeras previsões baseadas nas informações que passamos afinal ela sempre faz muitas perguntas. Um teste que fiz uma vez, apostei com uma amiga. A cartomante que ela freqüentava e dizia que acertava tudo, que a mulher era muito boa, então fiz o seguinte teste, fui na tal mulher, que nuca tinha visto, não conversei absolutamente nada com ela e todas as minhas respostas foram evasivas, resultado, ganhei a aposta, ou seja, todas as previsões tem 50% de chance de darem certo e ela não acertou NADA. A ciência, assim como a pseudociência faz previsões, mas a ciência fornece um dado a mais, geralmente suas previsões têm mais de 50% de chance de darem certo. Se uma mulher estiver grávida e ela for a uma cartomante, ela terá 50% de chance de acertar o sexo do bebe, mas se fizer um ultrassom, o médico pode dar até 95% de certeza, mas nos dois casos existem uma porcentagem de erro, a diferença é que no primeiro caso 50% e no segundo 5%. E tem mais uma coisa, se for numa cartomante e anotar ou gravar tudo o que ela disser, vai ver que ela mais errou nas previsões do que acertou, mas temos a tendência de só vermos aquilo que queremos, pense nisso!
O que vai fazer você diferenciar no que acreditar ou não é o seu conhecimento, ou seja, quanto mais adquirir conhecimento menos possibilidade de ser enganada. E não estou falando somente das pseudociências, me refiro a todos os aspectos, políticos, sociais. Hoje temos que questionar todas as informações que temos acesso, internet, TV etc. e essa crítica devem ser baseados no conhecimento, pois só podemos discordar de algo se soubermos do que e por que estamos discordando, uma frase que eu sempre utilizo: Criticar é fácil, quero ver superar!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!