FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sábado, 17 de setembro de 2011

Na Física tudo é possível...Até viajar no tempo?


Em busca da beleza eterna, mulheres gastam fortunas com plásticas, lipoaspiração e etc., mas tem uma maneira muito mais legal de conservamos nossas belezas, pelo menos em relação aos que estarão na Terra, poderão entrar em órbita. Para que o tempo passe mais devagar teria que viajar com uma velocidade próxima a da velocidade da luz (aprox. 300.000 quilômetros por segundo).
Um GPS, é um exemplo da Teoria da Relatividade de bolso, afinal, eles estão integrados com os satélites e, por isso, se locomovem em alta velocidade ao redor do planeta, esse Sistema chama-se Sistema Global de Posicionamento, como o tempo deles é diferente do nosso, eles ajustam antes de serem sincronizados. Acontece a mesma coisa com os astronautas ao redor da Terra, o tempo passa alguns milésimos de segundo mais lento. Legal, né!
Então podemos viajar para o futuro, pelo menos teoricamente (matematicamente) falando, mas aonde vamos ter dificuldade é em voltar para o passado, pois, em primeiro lugar, teríamos que ultrapassar a barreira da velocidade da luz, até então só chegamos perto dela, por isso, por enquanto, fisicamente é impossível. Mas caso tivéssemos tecnologia e engenharia que possibilitasse essa viagem, estaríamos diante de outro problema: paradoxos.
Paradoxos: confronto de idéias opostas e simultâneas. http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/7631/o-que-e-paradoxo
Um exemplo de paradoxo, pra quem já assistiu De volta para o futuro já sabe. Imagina se inventássemos uma máquina do tempo e fossemos para o passado, aí nos encontramos com nosso outro eu e impedíssemos, a nós mesmos, de construirmos a tal máquina, como voltaríamos ao passado se a máquina nunca existiu? Ou então, mais trágico ainda, se assassinarmos o nosso pai, como iríamos nascer? Esses são alguns paradoxos a serem resolvidos. Mas, como na física tudo é possível, já temos essas soluções, pelo menos na nossa imaginação.
A viagem ao passado não seria permitia, a não ser que apenas observássemos os acontecimentos, sem interferir e a segunda é a mais louca que é a teoria dos universos paralelos.
Segundo a física quântica, quando uma decisão precisa ser tomada, todas as possibilidades são criadas num universo paralelo ao nosso, vamos pensar como físicos quânticos?
Digamos que uma partícula esteja se locomovendo em direção a uma parede com dois buracos. Ao se aproximar, ela precisará passar por um dos buracos (esquerda ou direita), para prosseguir. Mas não importa por qual buraco ela esteja passando, pois ela já passou pelos dois ao mesmo tempo.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/8137-viajar-no-tempo-e-possivel-.htm#ixzz1YFfcaZE1
E ainda por cima, não conseguiríamos a ver passando pelos dois buracos, pois o nosso instrumento que faz a medição só vai estar em uma realidade. Assim, nesse caso, não teria problema se matássemos nosso pai ou impedisse de construir a máquina, pois estaríamos interferindo num universo paralelo. Mas também poderíamos estar interferindo no mundo todo, que é o chamado Efeito Borboleta, que inclusive também é o nome de um filme. Deparamos-nos com esse efeito e também com a famosa Teoria do Caos, criado por Edward Lourentz, em 1960. O simples bater de asas de uma borboleta no Brasil poderia provocar um tornado nos Estados Unidos, você pode estar pensando: Esses físicos são mais loucos do que eu pensava. Mas não são, pelo menos, não tanto. Entramos em contato com essa teoria todas as semanas. Como?
Na meteorologia. A gente sempre reclama que nunca acertam não é? É culpa da Teoria do Caos, essa desordem organizada. Então tomem cuidado com as decisões que tomam, pois todo o universo está ligado e você pode estar interferindo em alguma parte dele. E ainda nem falei sobre os buracos de minhocas, mas vamos deixar para um próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!