FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O charme das partículas deve ser divulgados


No artigo anterior divulguei alguns nomes que copiei do blog do professor Alberto e tinha saído no jornal da Folha, tenho certeza que esqueci muita gente, apesar daquela enorme lista. Mas o meu objetivo com esse blog é justamente mostrar às pessoas que a física não é uma área tão “monstruosa” assim e que estamos carentes de pessoas para divulgação de tudo o que fazemos, afinal, tudo que se discute no mundo engloba na ciência. Se estamos tendo poluição, cabe ao cientista encontrar uma solução, se estamos com aquecimento global, cabe ao cientista descobrir e propor soluções. Claro que não é só ele, tem toda a população envolvida, mas sem divulgação como vamos ter conhecimento e fazermos um mundo melhor. O ensino da física sempre foi marginalizado. Mas eu acredito que assim como aprendemos a falar deveríamos aprender a interpretar símbolos físicos e matemáticos, pois eles fazem parte da nossa vida e do nosso cotidiano.
Numa de minhas andanças pela internet encontrei um site que fiquei fascinada, mas era um site da NASA http://www.particlezoo.net/index.html e não tinha no Brasil. As partículas elementares eram colocadas de uma forma muito simpática. E continuei a tentar encontrar algum site aqui no Brasil que também divulgasse as partículas elementares dessa forma, e por incrível que pareça,ENCONTREI. E melhor ainda, não é de um físico, é de uma física, uma mulher. Fiquei mais maravilhada ainda, afinal existem poucas mulheres nessa área, pois, existem profissões que ainda são vistas como “coisa de homem”.
Neste site http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/fisica-de-particulas-ganha-album-de-familia a professora Maria Cristina Batoni Abdalla coloca de uma maneira muito, digamos, charmosa e maravilhosa essas partículas, elas tem até família, "Família Elementar da Silva". Ela estão discriminadas no meio estudantil e esse livro veio para salvar suas reputações. Quando me refiro a átomos, prótons e nêutrons meus alunos já torcem o nariz, e quando falo de partículas elementares então!!! Coitadinhas, pois são importantes e muito legais e através do estudo e conhecimento conseguimos entender a real função e utilidades delas, aliás, como já disse em outro artigo, a gente não gosta daquilo que não sabe, quando a gente passa a entender um assunto ele passa a ficar legal e interessante e esse é o objetivo, não só desse blog, mas de todos os cientistas. Entrem nos sites e confiram. O nosso Brasil não está atrasado na área de ciência como tanta gente pensa, aliás, só o Brasil não dá valor aos nossos cientistas, pois lá fora estamos muito bem, obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!