FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O gato de Schrödinger tele transportado

O famoso gato de Schorondinger (com trema no primeiro “O”, é que eu não sei como colocar) é uma lenda da física. Ela foi criada pelo cientista com o mesmo nome. O gatinho em questão, que vou apelidar de Scho, está numa caixa vivo ou morto. Vivo ou morto? Como assim?

Vou explicar, foi uma idealização pra explicar de uma maneira menos confusa o fenômeno quântico da superposição (ainda bem que foi menos confusa!), quando uma partícula (no caso o Scho) fica em dois estados simultaneamente e quando tentamos medir o seu estado elas se colapsam, se matam. Então, imaginaram o Scho numa caixa fechada, contendo um frasco de veneno. Se a partícula estiver de bom humor (num determinado estado) o Scho será poupado, mas se a partícula estiver surtada e de mal humor (em outro estado) o frasco estará aberto.

Para a física quântica o gato estará em dois estados simultaneamente, vivo e morto, pois temos 50 % de chance em cada uma das alternativas, mas quando alguém abrir a caixa, essas partículas se aniquilarão e conheceremos o real estado do Scho.

Eles, os cientistas, conseguiram fazer isto com um fóton, transportaram o coitadinho! E o nosso amigo está nos dois estados, como o Scho, o fóton é aniquilado, mas não perde nenhuma propriedade e assim eles reconstroem o fóton exatamente como ele é.
Apesar de ter sido muito complicado eles conseguiram provar que é possível o tele transporte, pelo menos no caso do Scho (fóton) e futuramente essa descoberta será usada na construção dos computadores quânticos, que vão ser capazes de transportar informações com absoluta segurança e precisão a tudo isso instantaneamente. Daqui a pouco no comunicaremos por pensamento, celular vai ser coisa do passado.
Mas, melhor ir com calma, vai demorar um pouco ainda.

Mas você não sabe o que é um fóton?
Muito resumidamente o fóton é uma partícula elementar responsável pelo fenômeno eletromagnético (eletricidade e magnetismo) e constroem todas as formas de luz, ele pode se comportar tanto como uma onda, que é o caso do som, tanto quanto uma partícula. O fóton tem massa, mas é uma “massa relativística”, que significa uma forma de energia, ás vezes associou massa ao peso, mas a “massa relativística” é a massa equivalente a sua energia, então, esse termo já saiu de moda e não podemos mais falar “massa relativística, agora usamos o termo ENERGIA, certo! Afinal a gente não consegue colocar um fóton na balança para ver quanto ele pesa, né?

Mas gente, é tanta informação que eu gostaria de passar pra vocês, ainda tem um trilhão de coisas legais acontecendo no ramo da ciência, fiquem ligados, afinal, Como dizia Cazuza “ O tempo não para” e a Ciência também não!!!!!
Para maiores detalhes acesse o site http://revistafisica.blogspot.com/2011/04/o-gato-de-schrodinger-e.html
Mas ser físico é um problema sério...
Schrödinger e o gato

A polícia deteve ontem um famoso físico, o Dr. Erwin Schrödinger, após ter recebido denúncias sobre a possibilidade de estarem ocorrendo maus tratos a um gato no seu laboratório. A denúncia, feita por vizinhos anônimos, dizia que o famoso cientista estava propondo uma experiência na qual o pobre animal seria, repetidas vezes, submetido a um tratamento muito cruel. Segundo os denunciantes, o Dr. Schrödinger pretendia expor o gato a gás venenoso além de colocá-lo muito próximo a substâncias radioativas com o objetivo de estudar o seu comportamento quando ele estivesse meio vivo e meio morto. A polícia encontrou no laboratório do referido cientista ampla documentação em que estas repugnantes experiências eram descritas com muito detalhe e seriam enviadas para publicação no exterior. Um gato que passava pelo local foi recolhido para exames médicos e, embora os maus tratos não tenham sido confirmados, os policiais decidiram abrir inquérito contra o famoso físico.


O caso teve ampla repercussão internacional e várias ONGs manifestaram o seu repúdio ao ocorrido declarando que "experiências cruéis como estas não podem ser toleradas na ciência". O físico, embora tenha se defendido com veemência, alegando que estava desenvolvendo uma nova teoria sobre uma tal de "mecânica quântica", não conseguiu convencer o delegado. Após consulta a vários mecânicos de automóveis na vizinhança da delegacia policial, que declararam nunca ter ouvido falar desta "mecânica quântica", o doutor delegado preferiu acusar o físico de intenção criminosa e multá-lo em uma grande quantia tendo em vista o seu possível tratamento cruel com o pobre bichinho.
Para satisfação de todos, o gato do Dr. Schrödinger está passando muito bem mas a sociedade de proteção aos animais decidiu proibir que este cientista tenha novos animais em seu laboratório e colocou o adorável gatinho à disposição de quem estiver interessado, para adoção imediata. http://www.humornaciencia.com.br/fisica/gatocaixa.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!