FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Onde está tu, deus?

A nomeada “partícula de deus” que ninguém acha, está começando a entrar em dúvida. Foi por causa dela que foi construído o LHC, o colisor de partículas, por uma bagatela de 10 milhões de dólares, tudo bem que foram muito bem gastos, pelo menos em termos de avanços tecnológicos, mas os cientistas não conseguem achar a bendita até agora. Pela teoria, onde Petter Higgs pega o gancho das idéias de Phillip Anderson e lança a teoria de que essa partícula seria a responsável pelas demais, pelas já detectadas e tantas outras que ainda serão. Depois de incontáveis testes com partículas e mais contas, contas e muitas contas, perceberam que a possibilidade dessa partícula existir é de 5% de chance. Então, “deus”, pelo menos a partícula, está por um triz de não existir. Mas como a física é uma coisa muito imprevisível, pode ser que daqui a um tempo, um cientista prove por a + b que ela existe. Pelo menos é o que Alberto Santoro (será que é parente do Rodrigo Santoro?) do CERN diz:
A questão da exclusão carrega uma carga muito forte de pessimismo. Se o Higgs existe só a experiência vai dizer. Não basta uma teoria para determinar uma realidade, é preciso confirmar com a experiência. E se a experiência não encontra o que procura, paciência, o jeito é construir outra teoria. E talvez esta seja uma realidade mais excitante ainda http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=12238
Carla Göbel Burlamaqui de Mello, professora do Departamento de Física e do Centro Técnico Científico da PUC-Rio e integrante de um dos grupos de pesquisa instalados no acelerador do Cern, o LHCb, também concorda e dá sua opinião:
- Os processos que poderiam produzir o Higgs diretamente são muito raros. É como ganhar na Mega-Sena. Estamos jogando trilhões de vezes para ter chance de observar algum evento que indique sua presença - afirmou a cientista. - Além disso, o LHC não foi construído só para buscar pelo Higgs, estamos também procurando por uma física além do Modelo Padrão, como a subestrutura dos quarks e dimensões extras. Mas tudo que estamos encontrando até agora é compatível com o previsto Modelo Padrão e outros modelos teóricos alternativos estão sendo descartados, inclusive os que prevêem um Higgs de alta massa.
Bom, vale destacar o que é o modelo padrão da física de partículas que os físicos tanto falam. É a teoria que descreve as forças fundamentais da natureza, forte, fracas e eletromagnéticas e as partículas fundamentais que constituem toda a matéria. Foi como eu disse num artigo anterior, uma coisa pra se tornar um fato científico tem que ser provado matematicamente e experimentalmente, no caso do Bósons de Higgs, matematicamente já foi, inclusive tem-se até a massa e a energia dele, mas experimentalmente a coisa está ficando preta pro lado dele. Vamos aguardar mais novidades e leiam mais sobre o assunto, mas cuidado pra não “pirar”, porque é fascinante!!! Fonte principal: http://www.fisica.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!