FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sábado, 3 de setembro de 2011

Pra que serve a física?

Newton, o mesmo da história da maçã, criou as Leis Fundamentais da Mecânica, no qual durante muito tempo foi tida como absoluta. Mas, o que dizia essa lei e por que era tão fundamental? Resumidamente é assim, na primeira Lei de Newton é o Princípio da Inércia, "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento", ou seja, se você estiver na garupa de uma moto em uma velocidade razoável e o motorista frear de repente ao ver uma lombada, a sua tendência é ir para frente, continuar em movimento.
Na segunda Lei ele diz que a força é diretamente proporcional ao produto da massa pela aceleração (????????????), traduzindo...quanto mais leve um objeto mais rápido você vai empurrá-lo. Experimente. É mais fácil empurrar uma cama de solteiro sozinha ou empurrá-la com o seu irmão pulando em cima dela? E matematicamente força (F) vai ser proporcional (=) ao produto (X) da massa (m) pela aceleração (a), simbolizando F=m.a. Por que massa? Massa é quase a mesma coisa que peso, só que sem a gravidade. E tem mais um detalhe, quanto mais gente te ajudar a empurrar mais fácil fica, não é? Então, todas as forças juntas resultam em quanto mais rápido você vai conseguir empurrar. Experimente empurrar um caminhão sozinho, se mais Pessoas tiverem pra ajudar, mais fácil né! Este foi chamado o “Princípio Fundamental da Dinâmica”. A Terceira Lei de Newton é a mais famosa “Lei da Ação e Reação”, até a Bíblia utilizou, mas a coisa não se refere a seres racionais, como nós, pelo menos a maioria. É muito fácil, se der um muro na parede vai doer e dói porque a parede também te dá um murro igual, com a mesma força, fisicamente falando, com a mesma intensidade (fica mais chique!). Bom, mais eu já disse que durante muito tempo era só ela que prosperava, Newton estava com tudo, ele era o BAM BAM BAM da época, e pelo menos foi, até perceberem que nem tudo se comportava de acordo com essas leis.
Aí veio Maxwell , ou melhor James Clerk Maxwell, um físico matemático britânico, e com suas equações une a eletricidade, o magnetismo e a óptica (é óptica, porque ótica é onde você compra óculos), com a teoria moderna do eletromagnetismo e à partir daí não parou mais. Ele diz que tudo no universo interage num campo eletromagnético, vamos exemplificar, num jogo e futebol, um time joga (interage) com o outro e se um dos times sair e for embora, não haverá mais jogo (campo eletromagnético), então para haver um campo (jogo) precisamos da interação (jogo) de dois times (corpos) e tudo no universo obedece a essa lei. Isso é um assunto muito extenso, mas se você começar a pesquisar verá que é muito interessante, afinal tem a ver com todos nós, pois fazemos parte de um universo onde um interage com o outro, inclusive aquela estrelinha que está a anos-luz de distância (mas não confunda com a metafísica). Você quer saber o que é metafísica? Vamos deixar para o próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!