FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 18 de setembro de 2011

Super Hiper Mega Buraco Negro


No primeiro ano do ensino médio, damos apenas alguns princípios de astronomia, do que discordo, (mas como não fui eu que fiz o currículo, fazer o que!!!), porque é sempre muito difícil fazer com que eles entendam essas proporções de distância no universo. É difícil até pra quem é físico; pelo menos para mim é, confesso.
Todo dia têm novas notícias, novas teorias, novas descobertas. E tudo no Universo é um fascínio, aliás, tudo na física é um fascínio. Mas a notícia que me chamou a atenção hoje foi a de um buraco negro super hiper mega massivo que li no blog do meu antigo professor http://cosmonovas.blogspot.com/2011/09/o-buraco-negro-mais-massivo-do-universo.html, mas como eu disse, todo dia tem novidades fascinantes e como disse Einstein “A mente que se expande a uma nova idéia, jamais retorna a seu estado original”, e ele tem razão, quanto mais sabemos, mais queremos saber e quanto mais descobrimos, mais queremos descobrir. Duvida? Então experimente. Mas voltando ao Buraco Negro...
Na Galáxia NGC 4486, popularmente conhecida como M87, está um Buraco Negro de uma dimensão estrondosa. Essa Galáxia é também enorme, tem aproximadamente 12 mil aglomerados de estrelas e está a uma distancia de 50 milhões de anos-luz (precisaríamos viajar 50 milhões de anos na velocidade da luz pra alcançarmos a Galáxia) e o que é mais impressionante é que ela pode ser vista a olho quase nu, ou seja, com a ajuda de um binóculo.

A região central do aglomerado de galáxias de Virgem. M87 é a galáxia no centro da imagem. A Via Láctea é um membro periférico deste aglomerado, cuja região central está a uma distância de 60 milhões de anos-luz de nós. A largura da imagem corresponde a aproximadamente 3 milhões de anos-luz.

Entre esses aglomerados de Galáxias tem uma delas, chamado Virgo, que possui um Buraco Negro super massivo, quando digo super, estou me referindo a super, mega, hiper imenso, de aproximadamente 6,6 bilhões de massas solares, ou seja, 6,6 bilhões de vezes maiores que o nosso Sol, já imaginou?
No centro da Via Láctea, a nossa Galáxia, existe um também, mas o nosso é um pouco mais modesto que isto, ele mede apenas quatro milhões de massas solares. O horizonte de eventos do Buraco Negro Hiper tem um diâmetro de 20 bilhões e engoliria “facinho” o nosso Sistema Solar, ainda bem que estamos bem longe! Com tudo isso e mais um pouco que estamos descobrindo e somente na área da astrofísica, imaginem aonde vamos parar, então o negócio é nos interarmos cada vez mais, senão não vai ser um buraco negro que vai engolir a gente, será a falta de informação e a ignorância.

Um comentário:

  1. Esta ignorância é um perigo!
    Gostaria de parabenizá-la pela iniciativa e tendência que seu Blog vem assumindo com seu pensamento eclético.

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!