FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Vamos ter vizinhos?


Numa notícia divulgada hoje no jornal Folha de São Paulo a descoberta de um planeta, ou melhor, exoplaneta que é um candidato fortíssimo para a possibilidade de haver vida e uma vida como a nossa. Já pensou?
Tem possibilidade de haver água, pois a sua temperatura é de 25°C e está aqui pertinho de nós, a 35 anos-luz e o nosso novo vizinho foi batizado com o singelo nome de HD85512b. Ele é uma super-Terra, como os astrônomos chamam, pois tem uma massa entre uma a dez vezes a massa da Terra e oi descoberto pelo ESO (Observatório Europeu do Sul). Ele está numa zona habitável, ou seja, com uma distância suficiente boa do seu Sol (estrela) para que haja condições de água e também vida, afinal sua temperatura é de 25°C, o que também é uma temperatura agradável. O físico responsável pela divulgação das notícias do ESO é o Gustavo Rojas, da Universidade federal de São Carlos e ele também esclarece que para sabermos se se há água no estado líquido, eles terão que observar o brilho e o tamanho da sua estrela. A estrela que o nosso amigo HD85512b é menor e menos brilhante que o Sol, então o planeta tem que estar mis próximo dela e de acordo com as observações ele está, mas para sabermos se realmente há vida ainda falta descobrir como é a sua atmosfera e a sua composição, só assim saberemos se temos vizinhos ou não.
O espectrógrafo Harps, um aparelho que mede sua ação gravitacional sobre sua estrela é o nosso detetive de planetas, ou melhor, exoplanetas e isso não são magia, é tecnologia.
Vou esclarecer como funciona o método, ele detecta a ação da variação luminosa de um planeta ao redor da sua estrela, por exemplo, se ligarmos uma lanterna e passarmos algum objeto pequeno na frente dessa luz da lanterna haverá uma alteração na luz que está sendo refletida pela lanterna, esse método, conhecido como método de trânsito, corresponde a apenas 15%, afinal a sua órbita tem que estar alinhada com o nosso campo de visão, independente da sua distancia, esse método está sendo aperfeiçoado e logo estaremos com uma porcentagem maior. Eles já encontraram 1235 exoplanetas utilizando esse método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!