FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Faça parte disso, afinal, você não é de outro planeta!



Existem fatos na física que nunca poderão mudar, uma dessas coisas é a mecânica clássica (Lei da física que estuda os movimentos). Ela até pode não funcionar em outros ramos da física, mas no caso dos movimentos aqui na Terra e relacionado ao mundo macroscópico (visível a olho nu).


 A história toda começou há muito tempo, quando Aristóteles estudou os movimentos, ele era “muito louco”, para ele os objetos caíam porque queria encontrar o seu lugar, de acordo com a natureza deles, ele dizia que a Terra era plana, como um disco, a sua teoria da velocidade era também bem diferente, vou explicar melhor, se você jogar duas pedras com tamanhos diferentes para o alto, a mais pesada cairá mais rápido por ter uma tendência maior para voltar ao seu lugar natural (Louco isso, não!). Mas se avaliarmos as condições da época (384-322 a.C.) ele foi genial.


 E, pensando bem ele foi um dos percussores de tudo isso. Além disso, estudou um monte de coisas que vale a pena conhecer, pois se temos toda essa tecnologia e esse progresso é graças a eles (cientistas e filósofos da história).

A fórmula da física, segundo Aristóteles seria essa:

v = F/R

v=velocidade F = força R= resistência do meio


Hoje a nossa fórmula é bem melhor:
Velocidade é a variação da sua distância dividida pelo seu  tempo percorrido.
 Imagine essa ideia de Aristóteles na época dos Flintstone!




Aí entra Gallileu Galilei (1564-1642) que, apesar de tentar provar que a Terra não era o centro do Universo (Geocentrismo)  e nem que era uma grande pizza, foi enclausurado numa torre, condenado pela igreja católica, isso foi em 1611. Agora pensem! Séculos e séculos com o mesmo pensamento e mesmo alguém querendo mostrar que a coisa era outra, eles não aceitaram.

 Imaginem se esse pensamento estivesse até hoje, quantos cientistas não teriam morrido! E quanto iríamos perder nos avanços científicos? Mas, apesar disso, Galileu não desanimou, e em 1632 ele volta a defender seu sistema Heliocêntrico e também fez muitas descobertas e invenções, entre elas o telescópio.




Apesar de tudo isso ele consegue publicar um de seus livros, pois os outros haviam sido censurados, seu livro sobre mecânica e foi assim, ele morreu em 1642, cego e condenado pela igreja. Mas, em 1983 a igreja o absolve (eu não errei a data não, apesar de não decorar datas). Pena que já está morto há muito tempo! Sem mais comentários!!!


Mas, antes disso, Nicolau Copérnico (1473-1543), apaixonado pela astronomia, chega a fundar um observatório, em 1513, para estudar o movimento dos corpos celestes e faz uma revolução nas idéias, em que o homem acreditava ser o centro do universo, o Heliocentrismo, isso foi em 1513. Se você estiver lendo isso com atenção vai se perguntar: “Por que um foi condenado e o outro não, se a idéia era a mesma e a época também? Boa pergunta, é legal conhecer um pouco mais da história. Vamos pesquisar! http://www.fisica.net/historia/historia_da_fisica_resumo.php


Depois disso passamos para um novo momento da física chamada Física Clássica e o principal personagem foi Isaac Newton (1642-1727), que já falamos dele e aí entra muito mais coisa (claro!) até chegarmos aos tempos de hoje. Isso é um tiquinho de nossa história e é muito importante conhecermos, pois através dos erros, da curiosidade e do conhecimento é que chegamos aonde chegamos. E não adianta fugir disso, pois você também faz parte dela, ou você é de outro mundo?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!