FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 9 de outubro de 2011

Infinito Particular


O Universo é infinito? Teoricamente não, mas o que seria infinito? É uma loucura essa história de infinito, matematicamente a coisa é infinita, mas no mundo físico, o infinito não existe e se a sua equação estiver dando infinito é porque tem alguma coisa que está errado. Mas quando a física tenta explicar o Big Bang, por exemplo, dá de cara com o infinito que é tão chamada e conhecida Energia escura. O Universo começou com uma partícula infinitamente pequena que continha uma energia infinitamente grande, ou seja, se você subtrair ou somar qualquer coisa ai, vai dar o que? Infinito.
Nós, reles mortais temos uma dificuldade muito grande pra entender o conceito de infinito. Se a sua curiosidade é infinitamente grande, como deve ser, vamos tentar descobrir o que faz com que o Universo seja tão infinitamente grande e pior de tudo, ainda por cima, em expansão, crescendo. Pra que lado?
Na realidade o Universo se expande em uma linha reta, mas reta em todas as direções, ou seja, é infinito e pronto! Mas será?
A partir daí vieram várias teorias loucas sobre dimensões, universos bebês, teoria das cordas e por aí vai, mas vale à pena conhecer, pois de repente você acha alguma delas interessante e resolve provar! Mas se você quer saber os infinitos tem diferenças, você sabia? A matemática explica tudo de uma forma simples e racional, quer ver? O infinitamente grande e o infinitamente pequeno tem diferença, pois o que é infinitamente grande tende a infinito e o que é infinitamente pequeno tende a zero e também podemos dividir o infinito, afinal se o dividirmos vai formar vários conjuntos de finitos pontos e assim formaremos um infinito...Entendeu? Não. Se pegarmos uma régua e entre o espaço de 0 a 1 centímetro iremos encontrar infinitos milímetros e dentro desse milímetro infinitos sei lá o que e por aí vai

“O Nobel de Física de 2011 foi um prêmio para aquela que é, literalmente, a maior descoberta já feita pela Física - a de que o universo não está apenas se expandindo (o que é sabido desde os anos 1920), mas que a razão da aceleração está aumentando. Alguma coisa, em outras palavras, está estilhaçando o universo” http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2011/10/era-primordial.html
Essa coisa é chamada de Energia escura, mas o termo escuro, não se refere a cor e sim ao desconhecido, pois o nosso universo é composto por uma grande parte dessa energia escura e ela está, segundo a teoria dos físicos Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess, ganhadores do Nobel ela está estilhaçando o Universo, ela vai contra a gravidade, que seria é força de atração, então ao invés de atrair está afastando cada vez mais. A coisa não termina aí não, aliás, físicos tem uma imaginação fortíssima e os caras foram muito além disso, é uma reportagem que vale a pena ler e viajar também. Mas só lembrando, essas teorias científicas não surgem do nada são baseadas em dados matemáticos e muitos cálculos, não vou dizer infinitos cálculos, mas a física é uma ciência infinita, pois nunca mais terá fim enquanto existir vida na Terra, ou melhor, enquanto existir vida inteligente no Universo. Aliás, sou fascinada pelo conceito Infinito.
http://super.abril.com.br/ciencia/infinito-esse-troco-nao-acaba-446506.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!