FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sábado, 22 de outubro de 2011

O que faria se a maçã caísse na sua cabeça?


Isaac Newton não foi nenhum filho modelo, muito pelo contrário, sua mãe, cansada de ter um filho que não se adaptava com o trabalho da fazenda e era meio esquisito (devia se alado e com cara de nerd), assim resolveu mandá-lo pra cidade para morar na casa do tio Sr. Clark e estudar, e por sinal detestava as aulas de gramática latina (era isso que ensinavam na época e como vocês podem ver, “sempre tem alguém em uma situação pior que a sua”, imaginem se precisassem aprender só isso!). Sofria bulling do primo e num certo dia, cansado de ouvir “encheção” de saco mandou-lhe um soco na cara e á partir daí resolveu que seria o melhor em tudo aquilo que fizesse. E não é que foi mesmo!


Depois disso, fez faculdade e se formou na Universidade de Cambridge e á partir daí fez maravilhosas descobertas, em dois anos revolucionou a física, a matemática, a óptica e a astronomia. Uma das histórias mais famosas foi a da maçã. Contam as más línguas (eu) que Newton sentado embaixo de macieira lendo um livro de Galileu (Mentira, mas Galileu o inspirou a fazer vários instrumentos no ramo da óptica), de repente, não mais que de repente – BUUUUMMMM – Uma maçã despenca lá de cima bem na sua cabeça. Agora imaginem se isso acontece com você, o que faria? - ζЖ©#%&* de maçã!!! – Mas não foi isso que Newton fez, ele calmamente olhou a maçã e pensou “ Existe uma força que impulsiona as coisas para baixo, então deve ser por isso que a Lua não cai na Terra e os pla netas giram em torno do Sol” . http://chc.cienciahoje.uol.com.br/quem-foi/isaac-newton (Muita coisa aí é invenção minha)


E esse pensamento originou 100 páginas de uma das mais importantes forças da natureza, a Lei da Gravitação Universal e em 1687 criou as três Leis de Newton sobre o movimento dos corpos(como eu já citei num artigo anterior http://fisicasemeducacao.blogspot.com/2011/10/quem-disse-que-conhecimento-e-facil-mas.html.



E essa história não parou por aí não! Construiu um telescópio refletor e outro refletor, decompôs a luz no prisma, a lei dos movimentos, velocidade do som, densidade do ar, queda dos corpos, pressão atmosférica e etc. E ainda por cima criou o Cálculo Integral e Diferencial, que por sinal é o minha “ pedra no sapato”, mas como Newton, sou persistente.

E como eu já disse antes, na história da física sempre tem um antes e um depois e uma coisa leva á outra e foi isso que aconteceu, acontece e acontecerá. E se não fosse Newton e seus antecessores e sucessores não teríamos a tecnologia que temos hoje. E Viva Sir Isaac Newton!!!


Ah! Por que Sir?  Em 1708, Newton foi condecorado pela rainha Anne, tornando-se o primeiro cientista a ser homenageado. Ocupou também a cadeira Lucasiana (hoje ocupada por Steven Hawking), com 27 anos, membro da Royal Society. Chiquérrimo!




Eu já falei sobre ele em um artigo anterior, mas dessa vez estou me aprofundando, afinal existe muita coisa acontecendo no campo da óptica e você nem sonha em ficar fora dessa, aliás, não só na óptica, mas no campo da ciência e tecnologia e é muito importante conhecermos a história desses maravilhosos cientistas, afinal, as coisas não caíram do céu, muito pelo contrário. Recomendo uma lida melhor na história de Newton e uma visita no blog do meu ex e professor http://revistafisica.blogspot.com/,onde ele fala dos avanços do laser e é uma loucura o que está avançando, estou pensando até em fazer um manifesto para que a ciência avance menos, pois não consigo acompanhar o tanto de coisa que está vindo por aí, graças à Sir Isaac Newton e suas descobertas sobre luz e cor, que lançou a Teoria Corpuscular da Luz e outras coisas, como eu já citei. Bom gente! Vou ficando por aqui, mas espero que vocês não, como disse Sir Isaac Newton “Deve-se aprender sempre, até mesmo com um inimigo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!