FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pink Floyd e Bhaskaras


Não tem nada a ver, mas como fã de Pink Floyd não pude deixar de postar esse video


Uma das fórmulas mais conhecidas da matemática é a Fórmula de Bskaras e muita gente, inclusive eu, diz que é a coisa mais gostosa da matemática. E é, sabe por que? Por que todo mundo, pelo menos quase, entende. Mas na verdade essa fórmula nem foi Bskaras quem criou, aliás, foi e não foi. Vou explicar...


Seu nome era Bhaskara Acharya e viveu em 1114 a 1185, aproximadamente (físico adora esse termo), na Índia. Apesar de sua família ter uma tradição na astrologia, seguiu pelo ramo da matemática e da astronomia (ainda bem!). Calculou dia e hora de eclipses e também posições e conjunções de planetas o que fez com que ele se tornasse diretor do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisa matemáticas e astronômicas da índia, na época. 



Escreveu livros onde colocou problemas de aritmética simples, geometria plana, princípio de trigonometria e Combinatória, escreveu outro livro também dedicado à astronomia, que foi dividido em duas partes (não coloquei o nome dos livros, mas o site vai ser divulgado para quem se interessar pode dar uma pesquisada mais a fundo, o que seria muito legal). A fórmula, na realidade, foi desenvolvida só 400 anos depois, aproximadamente (de novo), pois naquela época eles nem sabiam o que era fórmula, as regras sim, mas fórmula não. Eles tinham o hábito de colocar as regras matemáticas por extenso, que é isso que costumo fazer na minha aula e em alguns textos do blog, pois temos que simplificar o português utilizando a linguagem matemática.


Então ele escreveu mais ou menos assim: "multiplique ambos os membros da equação pelo número que vale quatro vezes o coeficiente do quadrado e some a eles um número igual ao quadrado do coeficiente original da incógnita. A solução desejada é a raiz quadrada disso"
Imagina você fazendo uma prova de matemática assim! Haja folha! Fica mais fácil com a linguagem matemática não é?
Ax2 + bx = c



Bháskaras conhecia essa regra, só que ele não foi seu inventor, Sridara conhecia essa regra há, pelo menos, 100 anos antes, nem preciso falar que é aproximadamente não é!



Os hindus tiveram uma grande importância, todo mundo conhece os algarismos arábicos, então, foram eles, raiz quadrada e cúbica e por aí vai e nem foi só na matemática, a história deles é muito legal, foi um povo muito sábio, conheçam mais no site... http://professor-marciosantos.blogspot.com/2009/06/formula-de-baskhara-historia-da.html.




E a noção de infinito também foram eles que começaram com essa história que estamos até hoje tentando resolver e foi uma das postagens no meu blog... http://fisicasemeducacao.blogspot.com/2011/10/infinito-particular.html


Ah! Já ia me esquecendo, tem mais uma curiosidade, os números que conhecemos hoje 1234567890, sabe quem foi o criador? o célebre matemático al-Khwarizmi e o zero era um ovo de ganso (nem vou contar essa história, vai lá pesquisar), escreveu um livro sobre o sistema hindu de contar chamado “A arte hindu de calcular” e foi daí que surgiu o termo algarismo, bem conhecido.






Tem até uma fábula da historinha de Bháskara e sua filha Lilavati, ele escreveu um livro com 278 versos que teve o mesmo nome de sua filha, sobre as contribuições hindus para a matemática. É muito romântica essa história e bonitinha, vale a pena conhecer, afinal o conhecimento é importante e graças a eles hoje podemos saber o valor das coisas, mas a única coisa que não tem um valor numérico é o seu conhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!