FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 23 de outubro de 2011

Vivo, morto ou zumbi?


Eu teria que nascer de novo para compreender toda a física, cada vez que leio um artigo fico mais apaixonada pela física. Pior é que tem gente que diz que não acredita. Tudo bem que há coisas que é além da imaginação, mas isso não quer dizer que não exista ou que nunca vá existir, afinal de contas nossa mente é limitada e, segundo dizem: Usamos só 10% do nosso cérebro (isso não é verdade).



Num artigo anterior eu postei sobre o gato que estaria vivo ou morto http://fisicasemeducacao.blogspot.com/2011/09/o-gato-de-schrodinger-tele-transpotado.html. Fiz uma brincadeira com essa história do gato, pra que você se interessasse e fosse conhecer mais. Só que essa história fictícia pode ser realidade e mais impressionante ainda é que não me refiro ao gatinho que apelidei, carinhosamente de Scho, mas com um físico italiano chamado  Ettore Majorana muito prestigiado no século 20, que desapareceu misteriosamente aos 31 anos.









Físicos que admiravam seu trabalho fizeram uma análise de suas cartas. Majorana possuía um grande conhecimento de física quântica, inclusive, ele previu que os neutrinos teriam massa, coisa que só foi confirmada na ultima década.


           Ele desapareceu aos 31 anos, numa viagem de barco entre Palermo e Nápoles (não sabe onde fica? Que tal Google maps!) e apesar de terem procurado, nunca foi encontrado o corpo (nem pensem que ele estava próximo ao Triângulo das Bermudas, porque não tinha nada a ver e mesmo assim a ciência já encontrou uma explicação para o mistério do Triângulo das Bermudas, e não é nenhuma explicação paranormal, é ciência veja mais no site  http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1638000&seccao=Biosfera, houve várias tentativas para explicar o estranho desaparecimento. O físico teórico Oleg Zaslavskii, da Karazin Kharkiv National University da Ucrânia, sugere agora que seu destino poderá, na realidade, ser parte de uma ilusão magicada por Majorana para demonstrar a sobreposição quântica. Este paradoxo (um fato que contradiz a lógica) em que uma partícula pode simultaneamente existir em dois estados quânticos mutuamente exclusivos é exemplificado pelo gato de Schrödinger onde numa experiência em que o gato pode estar vivo e morto ao mesmo tempo http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=3830&op=all.



Em mensagens, cartas e telegramas que  enviou à sua família e a Antonio Carrelli , físico teórico da Universidade de Nápoles Zaslavskii ele tira a seguinte conclusão: “Um remetente, normalmente, espera que uma segunda mensagem chegue primeiro do que uma outra inicial cujo conteúdo é perturbador de forma a cancelá-la” No entanto, Majorana, pretendeu que dois eventos mutuamente exclusivos – o seu suicídio e a sua sobrevivência – co-existissem simultaneamente realizando-se “a versão de mecânica quântica da questão de Hamlet”. "Ser ou não ser, eis a questão" de Willian Shakespeare 



Já pensaram se isso for verdade?

Marjorana foi tema de um livro do físico João Magueijo, que é seu admirador http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/joao-magueijo-lanca-hoje-novo-livro-em-lisboa-1514297. E o que será que ele está pensando disso?
A física está desvendando vários mistérios, inclusive, no decorrer da história várias coisas foram desvendadas, vamos ver se essa história realmente pode ser confirmada, pois nem Spielberg seria capaz disso. Poderemos viver, morrer ou virar zumbi...credo!!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!