FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

domingo, 16 de outubro de 2011

Você é curioso? Então é um cientista nato.


Ás vezes me sinto extremamente confusa em relação ao ser humano. Como alguém pode passar pela vida sem saber o porquê das coisas, como alguém pode não ter curiosidade em saber como algo funciona? Esse é um intrigante mistério para mim. Mas pessoas são pessoas e cada um é cada um. O meu maior desafio como professora é despertar o interesse dos alunos, é tentar fazer com que desenvolvam o “instinto natural de querer descobrir”, assistir a um filme e pensar, como será que fizeram isso? Tentar descobrir o que há por trás das coisas.
Quando resolvi fazer física me deparei com muitas dificuldades, várias vezes as pessoas falam assim: Nossa! Você deve ser muito inteligente! Mal sabem que não é uma questão de inteligência, é uma questão de curiosidade, de querer descobrir e querer saber. Há muito mistérios a ser desvendado. Estamos girando a 1500 km/h e ninguém sai voando, ou cai? Como assim? Temos bichinhos minúsculos que podem matar inclusive civilizações e se não fossem os cientistas, isso já teria acontecido. Hoje conversamos com qualquer pessoa no mundo sem sair de casa ou mesmo de qualquer lugar. E como podemos ter acesso a tudo isso sem querer saber como? O cientista é um explorador e o mais interessante é que quanto mais sabe mais querem saber e eles não são diferentes de ninguém, eles são simplesmente mais curiosos e aplicados e a partir daí desenvolvem seu talento e foram em busca daquilo que é importante para eles. Imagine você descobrir tudo isso ou pelo menos tentar e chegar perto e ainda por cima ganhar para saber. Conhecimento não tem preço e é maravilhoso a gente descobrir as coisas e passar isso pras pessoas e mais gostoso ainda é as pessoas se interessarem por isso. Todos fazem uma idéia errada em relação a física. A vantagem dela é que você pode estar errado e pode cometer erros, mas você não pode deixar de tentar. Todos são humanos e suscetíveis de erros, por isso nem se iluda em achar que está absolutamente certo, pois nada é absolutamente certo e ainda temos muitas coisas para descobrir. Um mísero exemplo, a gripe, não tem uma cura, aliás, não existe cura pra vírus nenhum, o seu organismo é que cria anticorpos e combate o vírus, agora pensem, por mais que a ciência esteja avançada um “serzinho” microscópio pode simplesmente te matar se o seu organismo não criar os anticorpos necessários, como é o caso da AIDS, que destrói o seu sistema imunológico. Já pensou se alguém conseguir criar a cura para todos os vírus?
Você pode não gostar da física, aliás, tem o direito de não gostar, mas não pode dizer que não é interessante. Os físicos de laboratório são o melhores, eles fazem experiências, descobrem coisas, mas nem precisam fazer muitas contas, afinal tem o físico teórico que faz isso por ele, eles só ficam na prática (os físicos experimentais vão me matar com essa colocação). A área da ciência experimental está carente também de desenhos e experiências que comprovam coisas mais simples, sem precisarmos trabalhar com aparatos muito sofisticados, como é o caso do CERN. Às vezes as coisas mais simples são as melhores. Não precisamos ir ao espaço e nem entendermos de partículas subatômicas, às vezes um simples plâncton pode resolver problemas que faz parte do nosso dia a dia, afinal ele pode ser o motivo pelo qual o bacalhau, que comemos, está sumindo e se tornando cada vez mais caro. E como fazermos parte de um ecossistema, se resolver o problema que está acontecendo com os plânctons e os bacalhaus talvez resolva outros mais sérios. AH! E querem saber a biologia é mais complicada que a física,, e nós que levamos a fama. È mais fácil entender o que acontece dentro de uma estrela do que dentro de um inseto, por exemplo a química da estrela é mais simples, pois é tão quente que qualquer coisa é quebrada dentro dela, já o ser vivo é bem mais complexo. Que tal desenvolver sua curiosidade e aprimorar seu conhecimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!