FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Era de Aquário? Não, ERA QUÂNTICA


A teoria quântica é a teoria das probabilidades, onde entramos em contato com partículas, ou melhor, subpartículas e elas estão espalhadas ao nosso redor e por todo o Universo. Assim, tudo o que está ao nosso redor, pela teoria quântica, está vibrando. Um sólido (uma cadeira, por exemplo) vibra numa freqüência baixíssima e conforme a freqüência aumenta o sólido pode se transformar em liquido ou gasoso.



A teoria quântica não é contínua como a física clássica. Ao estudarem os movimentos dos elétrons, verificou-se que ao receberem aos poucos uma energia, exibiam movimentos aleatórios. Então, pela teoria quântica era impossível sabermos a velocidade e a posição ao mesmo tempo, pois ambos eram feitos ao mesmo tempo. Na física quântica o tempo não depende do espaço.




O ser humano é fascinado pelo mistério, pelo surpreendente, pelo sobrenatural e cabe a física desvendar esses mistérios, pelo menos estamos caminhando pra isso! Ficamos maravilhados com fenômeno naturais desconhecidos e era isso que acontecia no inicio dos tempos, ficavam maravilhados com um trovão, com um eclipse e como não sabiam o que eram, diziam que eram deuses ou a fúria deles. Só que quanto mais desvendamos, mais existem coisas para serem desvendadas.

Descobrimos nesses últimos dez anos, do que o Universo é feito e constatamos que a maior parte dele é constituído de matéria escura e energia escura. O Universo está se expandindo, isso é um fato! E rapidamente por causa da energia escura, mas o que é a energia escura? Também não sabemos, é um dos grandes mistérios, pois não sabemos de qual ou quais partículas que a constituem e esse é um dos grandes objetivos do LHC, no CERN e também outros grandes experimentos importantes.


A curiosidade científica na física quântica e a necessidade de compreendermos o nosso Universo é o que faz mover a revolução e o progresso tecnológico e isso reflete em TODAS as áreas e é uma área que está em crescente expansão, assim como nosso Universo.


A Física Quântica é a tão chamada Nova Era, a Era de Aquário, mas um Aquário Quântico, onde as ondas podem ser partículas. Elas fazem parte de todo esse cenário, mas de todo o nosso Universo e ao nosso redor também. Hoje são conhecidas 57 espécies de partículas elementares e suas propriedades.




Assim como a mecânica quântica ajudou a compreensão da tabela periódica dos elementos, precisamos de uma nova teoria que explique os padrões para as partículas elementares e é por isso que os aceleradores, assim como o LHC, se empenham tanto em desvendá-las.

Vamos entrar num novo ano, não sei se uma Nova Era de Aquário, mas com certeza é uma Nova Era Quântica, onde o progresso científico, a revolução tecnológica vai estar sempre em ascensão, agora cabe a você fazer parte dessa Nova Era ou não!  Então um ano novo repleto de conquistas e realizações!





3 comentários:

  1. "When the moon is in the Seventh House
    And Jupiter aligns with Mars
    Then peace will guide the planets
    And love will steer the stars"

    ResponderExcluir
  2. Eu espero que não seja só nessas circunstâncias rssssss Mas é muito lindo o verso. Quem fez? Vc?

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!