FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

As profecias de Nostradamus



Nostradamus foi realmente um profeta? Que espécie de profeta só prevê coisas ruins? Não vai acontecer nada de bom no nosso mundo?
Michel de Notre-Dame nasceu em 14 de dezembro de 1503 na cidade de Saint Remy de Province, no sul da França.
 Formado em medicina, aprendeu letras e ciências, inclusive as ocultas, como a astrologia. Politicamente se destacou como conselheiro dos reis da França, Henrique II, Francisco II e Carlos IX, além de ser o homem de confiança da rainha Catarina de Médicis. 


Vamos considerar também que, naquela época, a Alquimia, Astrologia, Física, Matemática, Astronomia, Química era tudo uma coisa só, eram consideradas práticas científicas extremamente vigiadas pela Igreja católica, com isso vário trabalhos eram publicados em uma linguagem figurada e por códigos.

Nostradamus escreveu suas profecias em Frances, mas usou também o latim, o grego e o italiano para que algumas coisas ficassem meio obscurecidas, incluindo símbolos, metáforas e palavras com erros ortográficos. Além de tudo isso, hoje eles adaptaram muitas dessas profecias originais para os acontecimentos de hoje.

E após o ataque de 11 de setembro Nostradamus se tornou popular. As pessoas adoraram a idéia de profecia. Na realidade gostamos daquilo que não sabemos, gostamos do mistério. Tentar descobrir algo que não conhecemos é fascinante, como o nosso futuro por exemplo. E é assim que existem tanto profetas, adivinhos, cartomantes, quiromantes e etc., pois se utilizam da curiosidade do ser humano.

As pseudociências estão tomando conta da credulidade das pessoas. A falta de cultura e de informação faz com que fiquem mais vulneráveis. E não me refiro só à ciência, me refiro a todas as áreas, principalmente política. Eu fico pensando, até onde vamos continuar sendo manipulados dessa forma? Vamos começar um novo ano questionando o que “querem” que a gente acredite. Questionem sempre!




4 comentários:

  1. Por isso a educação é tão importante, precisamos, como professores, ensinar nossos alunos a raciocinar, não a decorar, claro que a decoreba faz parte do ensino, mas não é a razão dele, só pensar, o refletir, ser capaz de refletir e argumentar coerentemente pode nos dar alguma chance de mudança, por isso acredito que nós proessores precisamos repensar nosso papel na educação brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Apoiado e acredito também que a grande "culpa" da matemática e a física serem vistas como coisas ruins,motivo pelo qual os alunos não se interessam mais por esses cursos, são de professores, que colocam fórmulas na lousa, sem conceito nenhum e pedem que decorem. Essa mentalidade e essa forma de educação precisa acabar e esse é um projeto que ainda vou realizar.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se a autor{a}dessa analise leu uma boa parte das obras dele vai ver que pelos ele chegou perto em muitas e quase preveu algumas

    ResponderExcluir
  4. A questão principal é, quantas foram realmente previsões ou uma simples manipulação da mente do homem?

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado após lido, obrigada!