FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Jovens Embaixadores do Brasil

Diante de tanta notícia de corrupção, de tantas mortes e tanta miséria ainda acredito no Brasil e mais ainda, acredito no jovem Brasileiro. Parabéns aos jovens que farão e fazem a diferença para o Brasil e para o mundo. :)

A Embaixada dos Estados Unidos divulgou na tarde desta terça-feira a lista de alunos selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2013. Foram escolhidos 37 estudantes da rede pública de ensino. Este ano, o programa terá ao menos um representante de cada estado e do Distrito Federal...


http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/confira-lista-dos-aprovados-no-programa-jovens-embaixadores-2013-6493651.html


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/confira-lista-dos-aprovados-no-programa-jovens-embaixadores-2013-6493651.html#ixzz2AGYPzD9T

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

E continuando a falar de religião, cientificamente?


Um texto do meu escritor favorito e coincidentemente meu pai Isaias Edson Sidney.


De onde vem a religião? O fato de que todas as sociedades humanas conhecidas acreditam (ou acreditavam) em algum tipo de divindade - seja ela Deus, Alá, Zeus, o Sol, a Montanha ou espíritos da floresta - intriga os cientistas, que há tempos buscam uma explicação evolutiva para esse fenômeno.


Seria a religião uma característica com raiz evolutiva própria, selecionada naturalmente por sua capacidade de promover a moralidade e a cooperação entre indivíduos não aparentados de uma população? Ou seria ela um subproduto de outras características evolutivas que favorecem esse comportamento social independentemente de crenças religiosas?...


Gostaram? Então, continue a ler no Blog do Ateu

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Uma aula de indignação!

Trecho extraído de um blog interessantíssimo, gostaria que todos lessem e refletissem, eis alguns trechos, mas gostaria que lessem na íntegra:

..."Estar em sala de aula de corpo presente é normal se o professor fizer chamada. Mas se não fizer, nem corpo presente! Afinal, se houver algum conteúdo que caia na prova, ele pode pegar com algum coleguinha “nerd” que não perde uma aula. E, por falar em sala de aula, como são na sala? Celulares ligados e prontos para serem atendidos. O laptop só tem valia se for wireless, afinal é imprescindível acompanhar as redes sociais, as atualizações de mídias, as eleições “da hora”, os capítulos da telenovela, os “inteligentes” conselhos de auto-ajuda, as postagens românticas, as crises existenciais que precisam ser colocadas a público, o cachorrinho da vizinha que desaparece e precisa ser encontrado. Para isso, precisam compartilhar mesmo nem conhecendo a vizinha e seu cãozinho. O que importa é se fazer presente e ativo, caso contrário não pertencem ao fluxo das pessoas normais. Ah, sem esquecer que o Google está “na mão” para quem sabe acessar o assunto que o professor está abordando e fazer alguma pergunta “inteligente para fazer bonito” e mostrar interesse no assunto." ...

..."E as cotas? PROUNIS? Modelo copiado dos EUA só veio dar outro golpe na educação brasileira que agoniza. Interessante mencionar sobre uma experiência científica. Os estudantes cortavam o casulo de uma borboleta para lhe facilitar a saída. Nasceu uma borboleta frágil que, em pouquíssimo tempo, definhou e morreu. Conquista sem luta não tem sabor de vitória. Se somos o país mais miscigenado do mundo, com um pé na senzala e outro na oca, por que somente uma parte tem direito? Porque nasceu na tribo ou a cor está na cara? A educação agoniza histericamente desde os níveis iniciais, fortemente, nas escolas públicas, onde a violência brada alto regozijando-se no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), onde os professores são agredidos física e verbalmente, onde escrever é uma tortura e o idioma pátrio é “assassinado” com os “mecher”, os “voçês”, os “opniões”, os “aki”, os “kero” e outras pérolas inventivas, onde alunos raramente são reprovados mesmo sendo analfabetos funcionais, escolas-oficinas de jovens sem senso crítico, sem valores, que acreditam que o diploma abrirá portas no mercado -  veja bem, o diploma, não o conhecimento! Mas não se pode esquecer que as escolas particulares não estão longe disso, afinal, aluno reprovado é aluno transferido para o concorrente e subtração de receita."...


Concordo em gênero, número e grau! Parabéns pelo texto! Leia aqui o texto todo

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Comemoramos o que mesmo?



Neste DIA DOS PROFESSORES, não poderia deixar de prestar a minha homenagem a todos aqueles que fazem a diferença nesse País.
Apesar da baixa remuneração, baixa estima, baixo reconhecimento etc., fazemos as mentes voarem muito alto, pois transmitimos a eles, nossos alunos, a única coisa que nunca ninguém vai tirar ou que será perdido, o conhecimento.

Estou numa luta para que o ensino deste país seja algo valorizado. As vias que encontrei é uma das peças-chave da educação: o aluno.
Todos merecem um ensino de qualidade e reconhecimento do nosso governo, pois desvalorizando o professor estão desvalorizando toda uma nação, já que , afinal todas as profissões passam pela mão de um professor.
Espero que, apesar de estarem desmotivados,  muitos professores entrem comigo nessa causa, pois temos de nos unir para reescrever a história, da qual fazemos parte. Não podemos ser somente personagem, temos que ser os protagonistas, escritores e diretores nesse grande filme.
Estamos fazendo a diferença no mundo e plantando uma semente que germinará um dia e surgirá uma imensa árvore com muitas flores e frutos. Assim, não podemos nunca, em hipótese alguma, desistir  nem negligenciar essa tarefa tão árdua, que é preparar as novas gerações deste País.
Conto com todos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Epitáfio...ops...Corruptáfio


Uma colaboração da música Epitáfio dos Titãs, só não sei se eles tem conhecimento disso, mas se souberem acredito que vão gostar...ouçam....Bom demais!!!!





sábado, 6 de outubro de 2012

O pior analfabeto

Juventude, pode parecer exagero, mas não é. Temos que nos ligar, temos que tentar mudar e não nos alienar cada vez mais. Eu achei esse vídeo e gostei muito, vale a pena assistir

O Analfabeto Político
Berthold Brecht

O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.





terça-feira, 2 de outubro de 2012

A verdade sobre a Unificação da Física, Química e Biologia



O nosso amado e idolatrado, “Salve, Salve”, Governo do Estado de São Paulo, lançou mais uma! Unificar a física, a química e a biologia. O que é essa unificação? Na realidade o aluno, mais desinformado, vai achar: Que legal, menos coisas para estudar, como o Governo é legal! Só que a coisa não é bem assim. O Governo está manipulando, só para variar. Como? Vou explicar.

Com essa unificação, que na realidade, é impossível pela quantidade de assuntos abordados nas três matérias, que são muito extensos, ele querem que essa geração de futuros eleitores, saiba cada vez menos e assim, é mais fácil deles manipularem, afinal, o PMDB e o PSDB (direita) estão perdendo terreno para o PT(esquerda), considerada oposição. Se o PT é ou não bom governante, não é esta a questão, a questão é que eles são oposição e querem continuar no Governo. A questão não é o partido e sim a luta partidária  (PMDB e PSDB, PT e etc.)  entre direita e esquerda e os de direita sim, posso dizer de carteirinha, que nunca foram bons durante todos esses anos, bem se vê a situação da educação, da segurança e da saúde. Mas, na realidade ninguém tomou partido da educação, nem um e nem o outro e o resultado disso são profissionais insatisfeitos e mal pagos e uma educação de péssima qualidade.

Outra questão é que ao invés de pagarem o professor devidamente, vão unificar, para só pagarem um profissional, ao invés de três. Quanto menos souber melhor, pelo menos para eles (PMDB e PSDB). É a mesma coisa essa história de bônus, que serve somente para classificar a escola como sendo boa ou má, ou seja, o aluno não pode ser classificado, de acordo com o sistema adotado, o construtivismo, mas, a escola que ele estuda pode.

O professor, quando o aluno não atinge a meta, além de não receber o bônus, recebe o nome de incompetente, afinal não atingiu a meta esperada pelo Governo, que coloca todos os bairros e realidades dentro de uma só avaliação. O professor, quando avalia o aluno, não avalia apenas uma prova, avalia o seu comportamento, seu rendimento, sua situação sócio econômica, mas o Governo não, ele quer dados.

Até quando o aluno vai se deixar manipular dessa forma? Acredito que a unificação mais correta seria os alunos lutarem contra esse absurdo, não deixarem que essas três matérias sejam unificadas.

E pensem mais uma coisa, o aluno da escola pública recebeu o direito às cotas. O aluno dessas escolas que tiver  interesse em estudar numa faculdade pública, estadual ou federal, tem esse direito. Vamos pensar: Como vão conseguir estudar nessas faculdades, que não seguem nem o mesmo sistema, o construtivista, se não terão física, química e biologia, porque com essa unificação não aprenderão nenhuma das três direito. Mais uma vez estão sendo enganados.

Chega de palhaçada, está na hora desse Governo sair para termos a possibilidade de evoluirmos, dos jovens evoluírem e terem uma chance na vida, com uma faculdade descente e um ensino de qualidade. Essa luta não são deles, é nossa. Nós temos que exigir uma educação de qualidade.