FÍSICA SEM EDUCAÇÃO

A única maneira de fazer o Brasil progredir é com educação, informação e caráter.

sábado, 20 de julho de 2013

Quem precisa de foco é o governo


Durante muito tempo, os professores foram massacrados pelo governo e pela imprensa, que diziam que o maior problema da educação pública é, exclusivamente, por incapacidade nossa (professores). Demorou e muito para que a verdade aparecesse, enquanto puderam mentir e enganar a opinião pública sobre o crescimento dos índices baseando em SARESP, IDESP  etc... fizeram. Agora acabou não tem mais jeito! Não conseguem mais nem maquiar a “má educação” e nem colocar a culpa nos professores por ela. Quando os índices internacionais colocaram o Brasil em penúltimo lugar, resolveram acordar, mas, não se enganem, acordaram porque está pegando mal. 


Décio Lemos, no Facebook, fez uma colocação muito real do que acontece hoje com o investimento na educação:” O investimento total do Brasil em educação é bom, comparado a países ricos. Porém, 60% vai para ensino superior. Assim, o pobre paga para o filho do rico estudar de graça  E isso acontece exatamente pelo que você falou: crianças não votam, universitários, sim.”


Agora essa culpa recai sobre os médicos, que se recusam a ir para os confins do Brasil, e querem continuar nos fazer acreditar que faltam médicos ou que os médicos não querem ir, pois são “filhinhos de papai”, só que se esquece de explicar que médico não é curandeiro, pois precisa de um mínimo de infraestrutura para trabalhar, mesmo que o salário seja bom, como também fazem acreditar, nada paga uma vida, ou seja, nada paga a gente ver uma pessoa morrendo em nossas mãos por falta de infraestrutura e não poder fazer nada.
Falta professor e muito, mas médicos não faltam, o que falta é estrutura, tanto na educação, como na saúde e nem vou citar as outras para não me estender muito. São críticas e mais críticas vindas de pessoas que têm planos de saúde ou estudaram em escolas particulares. Ou mesmo em uma época que nada tem a ver com a realidade que se tem hoje.


Hoje as pessoas e, principalmente nossos jovens, se cansaram de políticos demagogos, que vão fazer e acontecer e quando se veem no poder, as teorias vão abaixo. Nossos jovens cansaram de blá blá blá, querem ação. Infelizmente a maioria, aliás, a grande maioria, não tem noção nenhuma de política, afinal, não foram direcionados e orientados para aprender sobre, mas, sabem muito bem o que querem e por mais que muitos acreditam que não se tem foco, não é bem assim, pois, quem não tem foco são nossos governadores e congressistas.
Nossos jovens sabem exatamente o que querem e é muito simples: educação, saúde e segurança. Que tal começarem a investir direito na educação, pois o resto será a consequência e o mais importante, investir não é injetar mais dinheiro nos lugares errados, direcione o dinheiro para o lugar certo, ouça a população, os professores, os médicos, faça uma pesquisa nas periferias e saberão o que, realmente, a população deseja. Quem precisa de foco são vocês.

terça-feira, 2 de julho de 2013

A verdadeira manifestação


Quando comecei o meu blog, a minha ideia era falar da física, que não conta com a ajuda da educação, pois os nossos políticos não investem nem na educação imaginem, na física. Como professora de física, sou uma classe em extinção no país e não me refiro somente à física, mas a todas as áreas da chamada ciências exatas, que hoje se chama, ciências da natureza, o que é muito certo, pois de exatas não possui nada, estão acabando.

Conforme fui tentando descobrir o motivo real pelo qual as ciências da natureza andam tão em decadência nos últimos anos (afinal, são as matérias que mais avançam, devido às tecnologias de pesquisa que se desenvolveram), então, cheguei a algumas conclusões, mas a mais importante e a que eu acredito ser a mais importante é que o brasileiro nunca se importou com a educação pública, embora, na realidade, seja a educação a responsável por que tudo, absolutamente, tudo funcione.
Os serviços básicos que, a meu ver, são obrigações do nosso Estado - segurança e saúde, por exemplo - são os que mais dependem da educação. E sabe por quê? Não? Então, vamos lá: médico precisa de quem para se tornar médico? Policial precisa de quem para se tornar policial? A educação é a base de tudo isso. Ou seja, não desisti de lutar pela educação, muito pelo contrário, pois o país só crescerá no dia em que a população, em vez de lutar só contra corruptos, lutar também por reforma política e, principalmente, pela educação. Se tudo é importante, devemos lembrar que todos os avanços da sociedade dependem da educação, inclusive a ética e a cidadania.
Devíamos, também, lutar pela permanência de nossos cientistas no País, já que eles preferem ir para fora do Brasil ao invés de ficar na sua pátria, por falta de investimento governamental na área. E essa luta é árdua, porque precisamos convencer a todos, principalmente pesquisadores e professores, que cabe a eles mudar essa situação, através das salas de aulas ou da publicação de trabalhos ou na orientação a seus alunos na pesquisa e também na publicação de trabalhos. Só assim, a coisa passa a funcionar.
De que adiantaram greves e mais greves? De que adiantou o professor esbravejar, reclamar, falar mal, se dentro da sala de aula o ensino foi ficando cada vez mais fraco? Já disse isso uma vez e repito, nós, professores de escolas públicas, temos autonomia dentro de sala de aula, que escola particular nenhuma possui (com raríssimas exceções) e por que permitimos que a educação seja usada como massa de manobras eleitorais, má educação, quero dizer? Por que não mudamos isso e passamos a estimular nossos alunos a aproveitarem os estudos para usufruírem das bolsas e cotas e os estimulamos a lutarem pelo seu país e pela sua educação?
Ah! Muitos vão dizer que falta apoio dos pais. Concordo. Mas até quando vamos esperar apoio de pais que viveram os momentos em que a educação estava e ainda está em decadência? Ou seja, isso é um círculo vicioso e temos que quebrá-lo, pois está nas nossas mãos o futuro de cidadãos e eleitores, o futuro do país. Não podemos mais jogar a culpa no outro, temos que assumir isso e lutar pela única coisa que fará o Brasil progredir: a educação.